De acordo com o artigo nº 2 da Portaria nº38/2013 de 30 de Janeiro Serviço de Apoio Domiciliário é a resposta social que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e ou pessoas que se encontrem no seu domicilio, em situação de dependência física e ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e ou na realização das atividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar para o efeito.
Objetivos
Concorrer para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e famílias;
Contribuir para a permanência dos utentes no seu meio habitual de vida, retardando ou evitando o recurso a estruturas residenciais;
Promover estratégias de desenvolvimento da autonomia;
Prestar os cuidados e serviços adequados às necessidades dos utentes, sendo estes objecto de contratualização;
Facilitar o acesso a serviços da comunidade;
Reforçar as competências e capacidades das famílias e de outros cuidadores.
A nossa carta de princípios:
1. Saber escutar;
2. "Brincar" com o idoso;
3. Respeitar o Idoso na sua maneira de ser;
4. Olhá-lo nos olhos quando se fala;
5. Perguntar como correu o dia e como se sente;
6. Animar sempre o idoso, apesar de todas as suas dificuldades;
7. Saber dizer "Não" de forma clara e delicada;
8. Mostrar disponibilidade e aconselho;
9. Estar atento aos sintomas de doença;
10. Tratar o idoso com carinho, atenção e de forma positiva;
11. Saber parar um minuto, olhar o idoso nos olhos e escutá-lo;
12. Saber fazer um pedido;
13. Alterar pequenos hábitos mas respeitando sempre a opinião do idoso;
14. Adoptar uma atitude de humildade e compreensão;
15. Ao chegar, dizer um "Olá" e ao sair despedir-se com um "Até logo!".